quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018



As Pessoas – Lar  ( J.D. Stella)

 Existe por certo todo tipo de pessoa com quem nos deparamos no nosso caminhar: existem as ‘pessoas – riso’, as ‘pessoas – vamos’, as ‘pessoas – desafio’, as ‘pessoas - deixa-pra-lá’. 

Pessoas cuja energia influenciam a nossa de modo que, quando com elas estamos, ‘deixamos pra lá’, ‘vamos’ – que são as companheiras de todas as horas – ou abandonamos o barco quando elas tornam o ambiente comum ‘desafiador’ demais para o nosso ph natural. Aprender a fluir – ou a fugir – dessas pessoas faz parte dos aprendizados da 3D, e eu tenho certeza que você e eu faríamos juntos, agora mesmo, uma lista imensa dos tipos de pessoas que aprendemos a conhecer até este ponto da nossa existência. 
Mas minha inspiração para escrever esse texto foi para falar de um tipo de pessoa que você deve aprender a identificar, e então, meu amigo, minha amiga, jamais soltar: as Pessoas – Lar. Não importa se você já tem uma enorme família, muitos amigos, tem uma rede de apoio social, faz parte de um clube ou é um ET consciente acostumado à solidão da Terra; todos nós um dia encontramos alguém, uma pessoa cujos olhos parecem lanternas na viela escura, cuja voz nos conforta e as mãos quando nos tocam afastam toda dor. 

Todos nós, em algum momentos da nossa caminhada, encontramos alguém que tem cheiro de fogo aceso e roupa de cama limpa. Alguém que nos leva para um oásis temporário enquanto estamos em sua presença. Se você tiver muita sorte conhecerá mais de uma na sua vida, e com cada uma delas experimentará o alívio de por alguns instantes não ser mais um morador de rua emocional, pois essas pessoas têm o dom de se fazer lar quando estamos em sua companhia. Uma pessoa lar pode ser reconhecida por algumas características: 

 Os chuveiros ficam nos olhos, e gotejam sempre que alguém lhes toca a campainha, que fica na altura do coração; 
 Os braços são perfeitos corrimões onde nos escoramos quando as dores nos fazem fraquejar; 
 O peito é solidamente pavimentado para nos reconduzir de volta à rota do nosso próprio caminho; 
 Os lábios obedecem ao aparelho auditivo e ao digestivo, de modo que elas só falam após terem devidamente digerido tudo aquilo que você desabafou – elas não são de jogar palavras ao vento! 
 Uma pessoa-lar tem as janelas da alma sempre abertas para se autoventilar, assim, se você olhar com atenção, poderá observar que seu interior é decorado com memórias indescritíveis, e a todos os cômodos só se tem acesso mediante a biometria dos entes queridos; 
 As pessoas-lar têm sempre uma cozinha ativa e funcional, onde elas preparam palavras no ponto certo para te oferecer; 
 Toda pessoa-lar tem uma presença altamente nutritiva e higienizadora. Você sempre se sente menos faminto e empoeirado quando está na presença delas; 
 Todos querem ter em sua vida uma Pessoa – Lar, mesmo aqueles de espírito aventureiro e que se orgulham de serem intrépidos, ousados e desgarrados, pois mesmo elas, em algum momento, precisarão de uma Pessoa – Pousada para passar um tempo recuperando suas forças e renovando a aridez do seu espírito. Como todo patrimônio, porém, as Pessoas – Lar também precisam de manutenção. 
 Nunca deixe passar o prazo de acertar suas contas com ela. Contas ignoradas gerarão corte no fornecimento de água e luz – emoção e calor. Lembre-se que restabelecer o suprimento das funções me uma casa sempre dá mais trabalho do que manter a pontualidade nos pagamentos. 
 As Pessoas – Lar, como todo Lar – precisam de manutenção: reserve um tempo para que a pessoa-lar usufrua de silêncio e repouso para que ela possa se regenerar e gerenciar a si mesma, cuidando da sua pintura, do seu gramado, trocando o óleo das suas dobradiças... Respeite os momentos de autocuidado das suas pessoas-lar; 
 Sobretudo jamais invada sua privacidade: não force as maçanetas que não se abrirem naturalmente para você; 
 Demonstre seu amor com pequenos mimos: um capacho novo para a entrada, um novo jogo de toalhas, uma pintura para a sala de estar ou um enfeite para o corredor: são pequenos sinais de que você é ali também um morador e não um hóspede de passagem. 

Por fim, se você for uma Pessoa – Lar, não fique triste com o descaso e o abandono daqueles que você gostaria que tivessem ficado para sempre. Eles não podiam ficar porque ainda não estavam prontos para aprender que um lar não é uma prisão, mas sim o trampolim seguro que os lança em busca da própria libertação. Outros inquilinos tomarão seus lugares, manterão as contas em dia e cuidarão das suas paredes com o mesmo carinho que buscam encontrar. 
Você, pessoa-lar, encontrará outros da sua espécie, e juntos formarão uma comunidade, uma vila, quem sabe uma cidade inteira feita só de pessoas que sabem que a casa pode também ser sua, que Gaia também é nosso lar e que o Coração do Outro sempre será um templo para o Amor adorar. JD Stella 15 de fevereiro de 2018

 [Texto inédito – publicação autorizada em primeira mão para o blog do Programa Tocando o Oculto]



Um comentário:

Antes do Tocando o Oculto